Junkies

Na verdade isso aqui inicialmente era só um sketch que fiz enquanto gerava estudos pra uma outra ilustração. Repare que há um sapato feminino flutuando sobre o joelho do cara à direita… e a anotação “0.4” era sobre a espessura da caneta que estava usando na hora. Isso sem falar na rabisqueira toda em volta.

Junkies

Gostei. Pretendia finalizá-la bem direitinho. Passar os traços principais pra uma folha nova e trabalhar melhor os detalhes, deixar tudo mais limpo, corrigir a perspectiva, a anatomia, essas coisas.

Escaneei e joguei uma cor por cima. Só pra ver. Acabei curtindo o resultado e dei a ilustração como finalizada assim mesmo. “Tosca”. Por mim, já poderia ser publicada em uma revista e me gerar algum rendimento.

Enfim. A “versão final” que nunca existiu, lavada, não me deixaria satisfeito do mesmo jeito. Desenho tem isso, eu acho… o fluxo de rabiscos despreocupado quando mal se tem ideia do que se está fazendo aparentemente tem mais “energia” do que quando se tenta passar à limpo o resultado desse fluxo de rabiscos. A coisa inicial aparenta ser mais sincera do que a coisa acabada.

As vezes vale a pena deixar de lado o preciosismo e abraçar o desprendimento.

(Como se eu entendesse muito do assunto).

C’est ça.

Deixe um comentário

